Pular para o conteúdo principal

Por trás das fotos

Menina Afegã



O fotógrafo Steve McCurry fotografou uma garota, então com 12 anos de idade, em um campo de refugiados chamado Nasir Bagh, no Paquistão, em 1984, a menina era uma estudante em uma escola dentro desse campo. A garota tinha perdido seus pais em um bombardeio soviético no Afeganistão. Steve aproveitou o momento em que a garota não usava burca, algo raro entre as mulheres afegãs, pois a lei as obrigava a utilizar o adereço.

Mesmo não sabendo o nome da garota, a foto foi capa da revista National Geographic, edição de junho de 1985, intitulada Afghan Girl (Menina afegã). A imagem se tornou um símbolo do conflito entre afegãos e da situação dos refugiados por todo o mundo, além disso, a foto foi nomeada como a fotografia mais reconhecida na história da revista.

A menina da foto se chama Shabart Gula, seu nome ficou desconhecido por 15 anos, período em que o Afeganistão estava fechado para a imprensa ocidental até a queda do taliban, em 2001. Contudo, em janeiro de 2002, foi organizada uma expedição com a missão de encontrar Shabart. Steve que estava junto na expedição, perguntou aos refugiados que ainda moravam no campo, que aliás estava prestes a fechar, sobre a localização da menina. Uma das pessoas conhecia o irmão da garota, que conseguiu fornecer informações acerca do paradeiro de Shabart.

A expedição encontrou a garota, agora com 30 anos de idade, numa região remota do Afeganistão. Ela tinha voltado para o seu país em 1992. Shabart já era casada e tinha tido quatro filhas, porém uma havia morrido quando era criança. Shabart não tinha ideia da repercussão de sua foto na sociedade ocidental. Em 26 de outubro de 2016, Shabart foi detida no Paquistão por viver nos país usando documentos falsos.

Em reconhecimento a Shabart, a National Geographic criou um fundo de caridade, com o objetivo de beneficiar as mulheres afegãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 pequenas tatuagens, mas com grande significado

1 - Três pontos Bastante usada por pessoas latinas ou que cometeram crimes, mas hoje em dia também tem o significado "Mi vida loca", "My crazy life" ou "Minha vida louca". 2 - Cruz Por razões óbvias é muitas vezes considerada como um símbolo cristã. Mas cuidado na hora de fazer, para que não fique como uma cruz invertida. 3 - Unalome O unalome é um símbolo arcano muito bonito que representa a iluminação. Os espirais em ziguezague significam os erros que cometemos nas vida e as coisas pelo que passamos, enquanto o caminho em linha reta para o topo significa "alcançar a iluminação". 4 - Ohm O ohm é um símbolo diretamente associado com a fé hindu. O que é bonito sobre o ohm é a forma como algo tão pequeno pode significar algo tão grande. O som ohm representa uma trindade: a terra, a atmosfera e o céu, os três deuses proeminentes do hinduísmo, e seus três ensinamentos mais significativos. De acordo c

Google embaixo d'água

Este easter egg é bem molhado, então se prepare. Para executá-lo  vá na página do Google e digite na barra de pesquisa "Google underwater" e clique em "estou com sorte" e prenda a respiração e se prepare para ficar molhado.

Google ao contrário

Este easter egg é diferente, e ainda funcional. Para executá-lo vá no Google e na barra de pesquisa digite "elgoog" que é google ao contrário e aperte enter, depois disso toda a página ficará ao contrário e tudo o que você pesquisar no Google ficará ao contrário também, muito divertido não?